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VAMOS CONHECER O CURSO?
... um CTESP da EsACT, do IPB ... na área da comunicação!

Quais as disciplinas do curso?

Neste curso o aluno vai aprender por exemplo:

  • A escrever para a web
  • A trabalhar com a fotografia, video, som … no laboratórios
  • A criar sites
  • A implementar um plano de comunicação
  • A aplicar os princípios de marketing na web
  • E muito mais …

Plano de estudos – Disciplinas (unidades curriculares)

1ª ano
1º semestre 2º semestre
Inglês Técnico Tecnologias Web
Técnicas de Expressão e Comunicação Design de Interação
Ferramentas Informáticas Comunicação Organizacional
Fundamentos de Marketing Redação Web
Comunicação Visual Laboratório Audiovisual I
2ª ano
1º semestre 2º semestre
Laboratório Audiovisual II Estágio
Marketing Digital
Gestão da Informação
Direito da Comunicação
Análise de Dados

1ª ano

1º semestre

Inglês Técnico ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Desenvolver a competência de leitura intensiva (informação geral e específica), usando textos de diversas fontes
2. Desenvolver a capacidade para compreender textos relacionados com assuntos atualizados e relevantes/especializados
3. Desenvolver estratégias de compreensão e comunicação oral (registo oral, conversação básica, usando frases e respostas simples)
4. Adquirir as ferramentas necessárias para produzir textos escritos com diferentes objetivos comunicativos (descrições e resumos)
5. Ampliar o vocabulário de caráter geral através de role-plays e fichas de exercícios
6. Rever e consolidar estruturas gramaticais básicas

Técnicas de Expressão e Comunicação ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Desenvolver os processos linguísticos, cognitivos e metacognitivos necessários à operacionalização de cada uma das competências de compreensão e produção nas modalidades oral e escrita;
2. Interpretar textos/discursos orais e escritos, reconhecendo as suas diferentes finalidades e as situações de comunicação em que se produzem;
3. Desenvolver capacidades de compreensão e de interpretação de textos/discursos;
4. Proceder a uma reflexão linguística sobre o funcionamento da língua e o modo de estruturação de textos/discursos, com vista a uma utilização correta e adequada dos modos de expressão linguística;
5. Estimular a compreensão e aquisição de diversas linguagens e formas de expressão para um melhor desempenho comunicativo;
6. Aplicar diversas linguagens e formas de expressão consideradas fundamentais para um bom desempenho ao nível da comunicação.

Ferramentas Informáticas ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Utilizar diferentes ferramentas de criação de apresentações, processamento de texto, folhas de cálculo, clientes de correio eletrónico e ferramentas colaborativas.
2. Utilizar as redes de informação para partilha de recursos e pesquisa de informação.
3. Ser capaz de aceder, manipular e gerir com sucesso a informação no seu posto de trabalho, integrando de forma eficaz as diferentes aplicações informáticas.
4. Ficar apto a candidatar-se ao processo de obtenção da Carta Europeia de Condução em Informática (ECDL).
5. Adquirir uma perspetiva das potencialidades e limitações das tecnologias e ferramentas na área das TICs.

Fundamentos de Marketing ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Compreender, relacionar e aplicar os princípios fundamentais do marketing e identificar e compreender o âmbito e conteúdo das atividades de marketing;
2. Reconhecer as boas práticas de organização da função marketing, bem como o enquadramento institucional e profissional;
3. Identificar e aplicar os princípios éticos e deontológicos da profissão;
4. Identificar, auscultar e analisar as principais forças do meio envolvente. Identificar fontes e instrumentos de informação de análise de mercado. Distinguir mercado consumidor e mercado empresarial;
5. Desenvolver atividades de segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento da oferta;
6. Identificar e desenvolver estratégias no âmbito das diferentes variáveis mix de marketing;
7. Identificar e reconhecer as formas de atuação dos intervenientes externos no desenvolvimento de ações de marketing por forma a argumentar e subcontratar ações;
8. Reconhecer e aplicar o processo de marketing estratégico e as suas principais fases e componentes.

Comunicação Visual ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Reconhecer e empregar os princípios de design na conceção de conteúdo visual;
2. Adquirir sensibilidade para o sentido de observação dos vários suportes gráficos que uma determinada empresa utiliza para comunicar;
3. Identificar e usar ferramentas para transmitir uma mensagem visual;
4. Perceber a importância do design como uma atividade que potencia a empresa perante o seu público-alvo.

2º semestre

Tecnologias Web ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Compreender os conceitos associados à Multimédia, Internet, World Wide Web e Web 2.0.
2. Conhecer e aplicar as linguagens de markup para a especificação da formatação, estrutura e conteúdo.
3. Usar ferramentas para o desenvolvimento de web site na ótica do gestor de conteúdo web.
4. Usar as potencialidades dos CMS no desenvolvimento de web sites.

Design de Interação ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Identificar os vários módulos de um processo iterativo que conduzem à conceção ideal de um interface para um produto multimédia.
2. Compreender como se equaciona, implementa e avalia um cenário de comunicação pessoa-computador.
3. Aplicar de forma adequada os princípios de design na conceção da interface de produto multimédia.
4. Analisar com espírito crítico e com bases informativa, formativa e analítica a área do design de interfaces multimédia.

Comunicação Organizacional ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Identificar as conceções e modelos de comunicação;
2. Distinguir a comunicação interna e institucional;
3. Elaborar um plano estratégico de comunicação;
4. Reconhecer a importância da comunicação comercial.

Redação Web ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Desenvolver o espirito crítico em semiótica;
2. Distinguir e compreender as diferenças entre narrativas lineares e não lineares;
3. Conhecer as regras de redação para o ambiente web;
4. Aumentar as competências na elaboração de textos de imaginação literária;
5. Redigir conteúdos eficazes tendo em conta os vários suportes online e os objetivos de comunicação, quer em termos jornalísticos, publicitários ou de relações públicas.

Laboratório Audiovisual I ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Assimilar e aplicar conhecimentos relativos ao argumento audiovisual, som, fotografia e vídeo.
2. Distinguir, utilizar e criar diferentes formatos de imagem, áudio e vídeo.
3. Reconhecer e empregar as diferentes regras, técnicas, linguagens e princípios de fotografia, som e vídeo.

2ª ano

1º semestre

Laboratório Audiovisual II ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Realizar edição de imagem, audio e video, tendo em conta, aspectos técnicos e criativos.

Marketing Digital ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Compreender o novo contexto, os desafios, vantagens e riscos associados a uma estratégia digital da organização nos mercados interno e
global
2. Conhecer e aplicar os conceitos, técnicas, estratégias do marketing no contexto digital, por meio da identificação das melhores práticas
3. Conhecer e usar as ferramentas, serviços e outros instrumentos tecnológicos no contexto da Internet de apoio à implementação de ações de marketing
4. Desenvolver competências para executar as diferentes fases de um plano de marketing digital

Gestão da Informação ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Conhecimentos teóricos e práticos sobre o papel da informação e dos sistemas de informação nas organizações, não descurando a importância que as tecnologias de informação têm no tratamento da mesma
2. Conhecimentos específicos ao desenvolvimento de projetos de bases de dados relacionais
3. Conhecer, manipular e aplicar a prática das vertentes mais complexas das folhas de cálculo, construindo folhas de cálculo eficazes, que permitam fazer uma análise integrada de dados

Direito da Comunicação ^topo

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Conhecer a legislação que disciplina a área da comunicação em geral, e do digital em particular.
2. Compreender os limites ético-legais à liberdade de comunicação na atividade profissional e a responsabilidade resultante da sua violação.
3. Aplicar os conceitos e normativos legais a situações práticas.

No fim desta unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
1. Classificar, organizar e apresentar dados relativos a uma situação ou a um fenómeno;
2. Interpretar tabelas e gráficos de dados estatísticos;
3. Inferir parâmetros populacionais com base em dados de amostras;
4. Formular um sentido crítico em relação ao modo de exposição da informação e tomar decisões face às evidências estatísticas;
5. Efectuar um tratamento estatístico de dados em suporte informático assente no Excel e PSPP;

1º semestre

ESTÁGIO ^topo

A componente de formação em contexto de trabalho tem por objetivo geral proporcionar ao aluno a oportunidade de aplicar os conhecimentos e saberes adquiridos ao longo da formação em contexto de sala de aula às atividades práticas do perfil profissional em Comunicação Digital, através da execução de atividades sob orientação, utilizando as técnicas, os equipamentos e os materiais que se integram nos processos da realidade organizacional. Para a concretização do propósito geral do estágio definem-se como objetivos específicos os seguintes:
– Analisar cenários no contexto organizacional, de modo a estimular o estudante a propor mudanças no ambiente organizacional;
– Proporcionar oportunidades de desenvolvimento das habilidades dos alunos;
– Complementar o processo de ensino-aprendizagem, através da conscientização das deficiências individuais e procura do aperfeiçoamento
pessoal e profissional;
– Atenuar o impacto da passagem da vida de estudante para a vida profissional, abrindo ao estagiário mais oportunidades de conhecimento da filosofia, diretrizes, organização e funcionamento das organizações e da comunidade;
– Incentivar o desenvolvimento das potencialidades individuais, propiciando o aparecimento de novas gerações de profissionais empreendedores internos e externos, capazes de adotar modelos de gestão, métodos e processos inovadores, novas tecnologias e metodologias alternativas.
No fim da unidade curricular o aluno deve ser capaz de:
– Saber aplicar adequadamente as competências adquiridas no âmbito do curso técnico profissional em Comunicação Digital;
– Executar de forma eficiente tarefas em equipa promovendo a boa relação e gestão de pessoas;
– Saber integrar-se na orgânica de funcionamento de uma organização (privada ou pública), em contexto real de trabalho, e no desempenho de funções na área de de gestão da comunicação digital.

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