voltar para a página principal
DIRECTÓRIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Tudo para ajudar o comunicador a maximizar o plano de comunicação da empresa na World Wide Web!

Categorias principais:

Como analisar o web site, teu, ou da concorrência?

Categoria: Avaliação » Web site

1. SimilarWeb

O SimilarWeb é uma ferramenta muito útil para manter debaixo de olho, não só o teu site, mas também os dos concorrentes. E muito útil também quando pretendemos fazer uma proposta de redesign do web site de um potencial cliente quando ainda não temos dados estatísticos reais.

O que poderemos saber?

  • Obter dados acerca do tráfego,
  • os dados geográficos dos visitantes,
  • perceber quais os sites de origem da visita,
  • as palavras-chave usadas,
  • o que o teu visitante gosta,
  • sites que são semelhantes
Informações sobre o tráfico do site

Informações sobre o tráfico do site

De onde são os visitantes?

De onde são os visitantes?

Quais os sites que de origem dos visitantes?

Quais os sites que de origem dos visitantes?

Quais as palavras chave que os visitantes usam para encontrar o teu site?

Quais as palavras chave que os visitantes usam para encontrar o teu site?

Quais as redes sociais que encaminham os visitantes para o site?

Quais as redes sociais que encaminham os visitantes para o site?

E termos de publicidade, qual o impacto?

E termos de publicidade, qual o impacto?

Os teus visitantes estão interessados também em...

Os teus visitantes estão interessados também em…

Que outros sites existem que são parecidos ao teu?

Que outros sites existem que são parecidos ao teu?

 2. Alexa

Alexa é um serviço que monitoriza os acessos aos sites. E a partir destes dados atribui um ranking.

A nível mundial, neste momento, o Google.com está em 1º lugar, seguido do Facebook.com e no terceiro lugar surge o youtube.com. A nível nacional segue a seguinte ordem: 1º Google.pt, 2º facebook.com e 3º Google.com (ver mais em http://www.alexa.com/topsites)

Para analisares outros sites podemos então usar esta ferramenta. E com ela podemos aceder a http://www.alexa.com/siteinfo e obter dados muito interessante. Por exemplo vamos aqui analisar o site do www.ipb.pt.

  • Ranking do site a nível mundial e nacional

ranking-mundial-nacional

  • Obter a percentagem de utilizadores que visitam a página e abandonam de seguida, ou seja o tempo de permanência é de 0 segundos, o número páginas que os utilizadores acedem por cada visita ao site, e o tempo que o utilizador demora a visitar todas as páginas do site

visitas-detalhes

  • Obter dados demográficos como a idade, o sexo, habilitações literárias, se têm filhos, etc

visitantes dados demograficos

  • Saber a localização geográficas dos visitantes

alexa - mapa geografico

  • Saber as palavras que os utilizadores digitaram no motor de busca para acederem ao site, assim como a percentagem de utilizadores que visitaram o site, e utilizaram um motor de busca

palavras chave e motores de busca

  • Quais os sites que os utilizadores visitaram antes de aceder ao teu site, em termos percentuais

sites que os utilizadores visitaram antes

  • Quais as páginas que têm links que apontam para o www.ipb.pt?

sites que apontas para o teu site - backlinks

  • Obter uma lista de sites relacionados

sites da mesma area de atuacao

  • Lista de sites com o endereço semelhantes

sites com nomes semelhantes

  • E por fim, também podemos saber quais os sites que os utilizadores visitam depois o site que estás a analisar

sites que os utilizadores vistam depois

Explora também outros sites que oferecem mais dados importantes:

E no final estarás apto a produzir um relatório!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *