Como analisar o web site, teu, ou da concorrência?
Categoria: Avaliação » Web site1. SimilarWeb
O SimilarWeb é uma ferramenta muito útil para manter debaixo de olho, não só o teu site, mas também os dos concorrentes. E muito útil também quando pretendemos fazer uma proposta de redesign do web site de um potencial cliente quando ainda não temos dados estatísticos reais.
O que poderemos saber?
- Obter dados acerca do tráfego,
- os dados geográficos dos visitantes,
- perceber quais os sites de origem da visita,
- as palavras-chave usadas,
- o que o teu visitante gosta,
- sites que são semelhantes
- …

Informações sobre o tráfico do site

De onde são os visitantes?

Quais os sites que de origem dos visitantes?

Quais as palavras chave que os visitantes usam para encontrar o teu site?

Quais as redes sociais que encaminham os visitantes para o site?

E termos de publicidade, qual o impacto?

Os teus visitantes estão interessados também em…

Que outros sites existem que são parecidos ao teu?
2. Alexa
Alexa é um serviço que monitoriza os acessos aos sites. E a partir destes dados atribui um ranking.
A nível mundial, neste momento, o Google.com está em 1º lugar, seguido do Facebook.com e no terceiro lugar surge o youtube.com. A nível nacional segue a seguinte ordem: 1º Google.pt, 2º facebook.com e 3º Google.com (ver mais em http://www.alexa.com/topsites)
Para analisares outros sites podemos então usar esta ferramenta. E com ela podemos aceder a http://www.alexa.com/siteinfo e obter dados muito interessante. Por exemplo vamos aqui analisar o site do www.ipb.pt.
- Ranking do site a nível mundial e nacional
- Obter a percentagem de utilizadores que visitam a página e abandonam de seguida, ou seja o tempo de permanência é de 0 segundos, o número páginas que os utilizadores acedem por cada visita ao site, e o tempo que o utilizador demora a visitar todas as páginas do site
- Obter dados demográficos como a idade, o sexo, habilitações literárias, se têm filhos, etc
- Saber a localização geográficas dos visitantes
- Saber as palavras que os utilizadores digitaram no motor de busca para acederem ao site, assim como a percentagem de utilizadores que visitaram o site, e utilizaram um motor de busca
- Quais os sites que os utilizadores visitaram antes de aceder ao teu site, em termos percentuais
- Quais as páginas que têm links que apontam para o www.ipb.pt?
- Obter uma lista de sites relacionados
- Lista de sites com o endereço semelhantes
- E por fim, também podemos saber quais os sites que os utilizadores visitam depois o site que estás a analisar
Explora também outros sites que oferecem mais dados importantes:
- https://ahrefs.com/
- http://www.opensiteexplorer.org
- http://www.semrush.com
- http://www.majesticseo.com/
E no final estarás apto a produzir um relatório!