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DIRECTÓRIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Tudo para ajudar o comunicador a maximizar o plano de comunicação da empresa na World Wide Web!

Categorias principais:

Como planear o web site da empresa?

Categoria: Planeamento

planoQuando começamos por pensar em criar o web site da empresa, são muitas as questões que devem ser colocadas pela equipa de trabalaho. E as respostas devem ser dadas pela pessoas responsáveis da empresa,  pela equipa de trabalho, … e também pelos clientes, e os fornecedores!

O web site é apenas um canal de comunicação. Web site é uma loja que situado num grande dentro comercial a que se chama World Wide Web. E tal como a loja, deve-se saber à priori, qual o objetivo deste ponto de contacto? estas e outras questões que podem ajudar atanto á empresa para perceber o estão listadas a seguir … e que foram recolhidas de varias fontes de informação.

1 Missão, valores e visão do web site

 

2 Objetivos

2.1 Qual é o objetivo principal e objetivos secundários?

2.2 Existem restrições, mandatos ou diretrizes para o web site?

2.3 Que características / atributos / atitude deve transmitir o web site para os utilizadores?

2.4 Como definiria um web site de sucesso para sua organização?

2.5 Como se saberá quando você foi bem-sucedido?

2.6 Como descrever o web site
2.6.1 Do ponto de vista do grupo?

2.6.2 Do ponto de vista de um utilizador?

 

3 Público-Alvo

3.1 Seja o mais específico possível sobre quem são os públicos-alvo.

3.2 Fornecer como uma discriminação precisa da demografia quanto possível, género, faixa etária, qualquer outras especificidades

3.3 Porque visitam/usam o web site? (necessidades, interesses e objetivos)
3.3.1 Necessidades

3.3.2 Interesses

3.3.3 Objetivos

3.4 Quando e onde os utilizadores acedem ao web site? (Ambiente de utilizador e contexto)

3.5 Como os utilizadores irão aceder ao web site? (As configurações do computador do utilizador, ou seja, velocidade de conexão, resolução, etc.)

 

4 Concorrência

4.1 Quem são os concorrentes?

4.2 De que forma os concorrentes abordam os mercados alvos?

4.3 A concorrência utiliza este tipo de web site? Que utilização faz deste web site?

 

5 Conteúdo

5.1 Abrangência de conteúdo

5.2 O produto vai ser expandindo muito no futuro ou será que o conteúdo não evolui?

5.3 Tipo de conteúdo

5.4 Manutenção de conteúdo: Como é o conteúdo a ser mantido após o lançamento, por exemplo através de um sistema de gestão de conteúdo.

 

6 Funcionalidades

6.1 Identificar os elementos funcionais que devem ser incluídos no web site

6.2 Descreva, o mais detalhadamente possível na perspetiva do utilizador.

6.3 Incluir os resultados ou informações que se pretende avaliar quando os utilizadores acedem esse elemento funcional.

6.4 Quais as funcionalidades críticas para o utilizador, que contribuem para o sucesso do web site?

6.5 Que funcionalidades são mais importantes para os utilizadores?

6.6 Quais as funcionalidades do produto os utilizadores irão usar com mais frequência?

6.7 Que funcionalidades são propensas a problemas de usabilidade?

6.8 Que funcionalidades são críticas para o sucesso da organização no web site?

6.9 Quantas vezes os utilizadores visitam o web site?

6.10 O que vai obrigar os utilizadores a voltar a visitar o web site?

6.11 Que funcionalidades devem utilizadores ser capazes de usar facilmente com poucos erros?

6.12 Que funcionalidades devem utilizadores ser capaz de usar com rapidez e eficiência?

6.13 Qual o nível de satisfação dos utilizadores deve ter depois de usar o site?

 

7 Design

7.1 Critérios de design a incluir no site, como por exemplo, o logotipo, esquema de cores, etc.

7.2 Questões de usabilidade

7.3 Questões de acessibilidade

7.4 Outras questões importantes que promovem o sucesso do web site em termos de design

 

8 Aspetos técnicos

8.1 Quais são as necessidades de alojamento?

8.2 Nome de domínio/subdomínio/outro?

8.3 Sistema de gestão conteúdo?

8.4 Logging métricas? Quais as métricas que se deseja capturar?

 

9 Resultados esperados

9.1 Número de utilizadores que visitam/utilizam o web site e frequência?

9.2 Quantos novos clientes?

9.3 Grau de satisfação dos clientes?

9.4 Aumento da produtividade?

 

10 Questões gerais

10.1 Que problemas querem resolver com este produto?

10.2 Que benefícios pretendem obter com a aplicação deste web site?

 

11 Referências de sites

11.1 Sites que servem de inspiração

11.2 Sites a evitar

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