voltar para a página principal
DIRECTÓRIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Tudo para ajudar o comunicador a maximizar o plano de comunicação da empresa na World Wide Web!

Categorias principais:

Empresas locais podem beneficiar com uma presença digital no Foursquare!

Categoria: Canais de comunicação Tags:

foursquare

Como?

Hoje todos andamos com um smartphone no bolso, ou no caso das mulheres, dentro da bolsa. Resumindo, acompanha-nos no nosso mundo físico. E o  Foursquare é uma rede social de geolocalização que permite que possamos informar quais os locais que visitamos por meio de chek-ins (termo utilizado para a ação de mostrar o local onde está e os lugares por onde passou).

Agora, imaginemos o caso de um restaurante.

O cliente, munido com o seu smartphone informa os seus amigos, via Foursquare, que está no restaurante. E no final do ano, o proprietário do restaurante descobre através de http://www.4sqmap.com/ que o seu restaurante tem o maior número de check-ins da região! E mais: descobre que os clientes adicionaram comentários negativos. O que fazer? E o mais “engraçado”, que de engraçado não tem nada, o restaurante não tem noção acerca desta presença digital! Mas, e se tivesse conhecimento? Ou por outro lado, se a presença digital no Foursquare fosse criada pelo restaurante? Então estes comentários não existiam? Não sabemos. Mas sabemos que teríamos conhecimento em tempo real acerca da opinião dos clientes, estaria a ouvir os clientes, e isso mudaria o contexto. Poderia o restaurante tomar medidas para evitar comentários negativos.

E que outras vantagens oferece ao restaurante?

Ao invés de esperar pela actividade dos clientes na rede social e atuar depois no mundo físico (espaço do restaurante), o proprietário pode ser um ator ativo da rede social, como por exemplo divulgando frequentemente o que está a acontecer no estabelecimento, como a promoção do dia, eventos, etc. Basta ter criatividade e agregar valor para aos clientes! Claro que também poderá criar ações de promoção para premiar os clientes que fizerem check-ins, e assim gerar visibilidade, à semelhança do que já se faz com os famosos cartões que nos oferecem um almoço após 8 almoços!

E mais, segundo estatísticas de Janeiro de 2014, o Foursquare tem mais de 45 milhões de pessoas em todo o mundo, mais de 5 biliões de check-ins, com mais milhões a cada dia, mais de 1,6 milhão de empresas.

Temos 7 dicas para começar a utilizar o Foursquare com sucesso!

  1. O primeiro passo é  efetuar o registo em foursquare.com/signup
  2. Complete a introdução de informação sobre a sua pessoa em https://pt.foursquare.com/settings/
  3. Agora, pesquisar o nome da empresa/local, e se a mesma não aparecer, deverá ser adicionada em https://pt.foursquare.com/add_venue
  4. Adicionar informação de qualidade sobre o lugar adicionado, como a URL do web site, a página do Facebook, a conta associada ao local no Twitter…
  5. Divulgar a página criada em várias redes sociais, e colocar no web site o botão Foursquare
  6. Incentivar os cliente a fazerem check-in através de promoções … e claro, colocando informação visual no local para promover esse incentivo.
  7. Monitorizar constantemente os check-ins, os comentários …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *