voltar para a página principal
DIRECTÓRIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Tudo para ajudar o comunicador a maximizar o plano de comunicação da empresa na World Wide Web!

Categorias principais:

Google Trends – Ferramenta que ajuda a visualizar a populariedade de uma determinada palavra-chave no motor de busca Google

Categoria: Pesquisa » Comportamento do consumidor

O Google Trends é uma ferramenta do Google, que mostra os termos procurados pelo cibernauta.

A ferramenta apresenta gráficos com informação sobre o interesse dos cibernautas por determinada palavra-chave. A nosso gráfico poderá ser refinado na medida em que poderemos efetuar comparações entre palavras-chave, filtrar para apenas determinados países, idiomas, intervalos de tempo, etc. O eixo horizontal do gráfico representa tempo, e o vertical mostra o valor relativo, de 0 (ZERO) a 100 (CEM) do interesse dessa palavra-chave para os cibernautas.

Por exemplo, a imagem seguinte, obtida através do Google Trends, mostra a frequência que a palavra “Mirandela” foi pesquisada desde 2004. E visualmente podemos constatar que em Maio de 2010 existiu um pico. O passo seguinte passa por perceber o que provocou estes valores anormais. Podemos assim, também prever comportamento futuros – tendências, e a empresa poderá conceber e implementar melhores estratégias.

google-trends-mirandela

Já o exemplo seguinte mostra que a palavra “pai natal” é é um termo sazonal. É normal! Ninguém está à espera que em pleno mês de Agosto, exista pessoas (em número representativo) que estão a pensar no pai natal! mas atenção: podemos ver que o interesse pela palavra está a decrescer. E porquê?

google-trends-painatal

E se o nosso objetivo é medir o grau de visibilidade de uma determinada personalidade, marca, produto, quando comparada com outras, então o Google Trends poderá ser a opção correta. Veja-se o caso do Cristiano Ronaldo e o buzz que cria na Web, quando comparamos com Zlatan Ibrahimovic, Neymar, Franck Ribéry e Lionel Messi.

Google trends - Ronaldo Ribery Messi Ibrahimovic Neymar

Comparar o interesse de determinada palavra-chave de acordo com diferentes localizações, sejam elas países, cidades, é outra funcionalidade que poderemos usar no Google Trends. Vejamos o exemplo do gráfico seguinte. Este gráfico mostra o interesse comparativo de Cristiano Ronaldo em Portugal, Espanha e Reino Unido, mas apenas na pesquisa efetuada no Youtube nos últimos 12 meses.

Google trends - Ronaldo Portugal Espanha e Reino Unido

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *