voltar para a página principal
DIRECTÓRIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Tudo para ajudar o comunicador a maximizar o plano de comunicação da empresa na World Wide Web!

Categorias principais:

Cauda longa – um livro de Chris Anderson

Categoria: eBooks

Um livro que explica a mudança de paradigma que a Internet introduziu, e que alterou a forma de ver e pensar a economia.

Livro - A Cauda Longa

O caso de uma livraria é um exemplo típico recorrente. Se uma livraria pretender vender um livro sobre um determinado assunto, vai querer questionar-se se existem clientes, em número suficiente, que pretendam compram o livro, e assim remover da prateleira outro livro. A livraria é um espaço limitado! E se o livro tem um volume de vendas baixo, em uma, duas, N livrarias, o livro não é exposto! E claro não vende!

A Internet altera este conceito de espaço. O espaço- é ilimitado! O livro é exposto, e podem ser poucos os consumidores de uma cidade. Mas somando os consumidores de várias cidades, então talvez o autor já possa ter retorno. E por outro lado, o livro está acessível a todos, o que pode gerar feedback positivo. E como consequência, cria-se uma onda de entusiasmo que leva a um aumento das vendas. E um produto que à partida não tinha aceitação no mercado, do ponto de vista de alguns, o próprio mercado contraria essas verdades absolutas.

A Cauda longa

Desde a revolução industrial que estamos habituados a assistir a um paradigma onde apenas se produzia e distribuía para massa produtos que tinham uma alta percentagem de procura. Nesta nova economia o paradigma muda!

Essencialmente o Chris Anderson aponta 3 factores:

  1. A tecnologia baixa o preço da produção dos produtos;
  2. A Web oferece ao consumidor acesso a todos os tipos de produto;
  3. A facilidade de procura e propagação, permite atingir outros consumidores.

Descarregar o livro A Cauda Longa. Uma versão digital exclusivamente para fins educacionais. E também podemos descarregar e ler um resumo do livro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *