voltar para a página principal
DIRECTÓRIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Tudo para ajudar o comunicador a maximizar o plano de comunicação da empresa na World Wide Web!

Categorias principais:

Como medir o sentimento que os utilizadores têm pela marca na web?

Categoria: Monitoramento Tags: ,

emotions

Hoje, os consumidores, mais do que antes, são pessoas ativas: interagem! Como medir se essa interação/envolvimento é positiva ou negativa para a marca?

Os consumidores usam a web e interagem das mais variadas formas, logo tudo pode ser mensurado, na tentativa de saber se determinada campanha online teve ou não aceitação positiva ou negativa ou neutro, os comentários produzidos sobre a marca, etc.

Ora, essa interação pode ser traduzida em valor percentual. Por exemplo, se conseguirmos obter para os posts colocados no Facebook, o número de vezes que são partilhados, comentados,  ou mesmo o número de utilizadores que deixam de ser fãs, comentários em blogs e forums, etc, podemos chegar a um valor expresso de 0 a 100 depois de aplicarmos uma determinada fórmula que contém diferentes variáveis. Reflete o sentimento real do consumidor.

E para facilitar trabalho, existe software que agregam conteúdo gerado pelo utilizador de todo o universo da web e apresentam informações que poder ser facilmente compreendidas pelos analistas. Permitem desta forma acompanhar e medir o que as pessoas estão dizendo sobre ti, a tua empresa, um novo produto, ou qualquer assunto no Twitter, no Facebook, no YouTube, etc. Enquanto alguns softwares de mensuração apuram só impactos, estes softwares falam de opinião dos utilizadores, dando uma dimensão mais rica do que a marca significa e, mais do que isso, o que passou a significar como consequência de uma iniciativa de comunicação.

1. Social Mention

Esta aplicação dá-nos um conjunto de dados que resultam do uso de uma fórmula matemática com várias variáveis. Assim, para começar temos na página inicial da Social Mention campo de pesquisa, e várias opções onde podemos escolher entre 12 tipos de busca: Blogs, Microblogs, Networks, Bookmarks, Comments, Events, Images, News, Videos, Audio, Questions ou todas elas.

Depois de colocarmos por exemplo “Douro”, o Social Mention classifica cada citação relacionada com esta palavra.chave em Positive, Neutral ou Negative.

sentimento da marca - socialmension -2

Outras ‘métricas’ que a Social Mention apresenta são Strength (Força), Passion (Paixão) e Sentiment (Sentimento) e Reach (alcance). A primeira, Strength, mostra a percentagem de citações efetivas em relação a citações possíveis. Passion é a percentagem de utilizadores que citam a marca repetidamente. Sentiment ratio mostra a relação entre citações positivas/negativas. No caso de Douro, foi 57:1. Ou seja, existem 57 vezes mais citações positivas que negativas. Alcance (Reach), por fim, é o “número de autores únicos dividido por número de menções”.

sentimento da marca - socialmension -1

Vê um exemplo de pesquisa para a marca “Mirandela” no Social Mention

2. Sentiment 140

O Sentment 140 apresenta resultados diferentes para a palavra-chave “Douro”. Mas neste caso, esta ferramenta apenas analisa o sentimentos dos utilizadores relativamente à marca, produto ou tópico na plataforma social Twitter!

sentimento da marca - sentiment140-1

Esta ferramenta foi desenvolvida por estudantes da Universidade de StanfordAlec Go, Richa Bhayani, and Lei Huang, e o artigo “Twitter Sentiment Classification using Distant Supervision” descreve a fórmula usada para fornecer este resultado.

3. Open Social Buzz

Open Social Buzz é um motor de pesquisa em tempo real para Facebook, Twitter e Google. Inclui uma funcionalidade avançada de pesquisa que permite para especificar as palavras-chave que se deseja pesquisar, que tipo de conteúdo queremos (links, status, vídeos, …),  por exemplo especificar o mínimo de likes que um post de ter para aparecer nos resultados, etc.

Esta ferramenta é grátis.

Experimenta, pois os resultados são muito interessantes. E no final aparece uma barra o valor atribuído ao sentimento positivo ou negativo.