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DIRECTÓRIO DE FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO DIGITAL
Tudo para ajudar o comunicador a maximizar o plano de comunicação da empresa na World Wide Web!

Categorias principais:

O que falam sobre ti, ou sobre a empresa, ou sobre um local na Web?

Categoria: Monitoramento Tags: , ,

No início de um projeto que pretenda otimizar a presença da empresa no mundo da World Wide Web, é necessário realizar uma pesquisa sobre a atual situação, antes de começar todo o trabalho, para podermos redigir estratégias eficazes que nos vão conduzir aos objetivos pretendidos pela empresa. Durante a execução do projeto, continuamos a monitorizar, e no final, se existir…, teremos dados suficientes para analisarmos os resultados e conseguir dizer, de forma claramente e quantitativa(!), se os objetivos foram alcançados.

Estamos a falar de monitorização na web.

O monitoramento busca entender o que o consumidor fala, como fala, porque fala e para quem fala. Em primeiro lugar, terás de ir ao Google, e procurar! … mas poderás usar outras ferramentas que te irão ajudar neste processo ao evitar estar constantemente a procurar se existe novas ocorrências. Mas procurar por quê?  Primeiro será a nome da empresa. Depois pelos produtos, e assim sucessivamente. Palavras chave que estejam relacionados diretamente com a empresa.

1. Google Alerts

Google-Alerts

O Google Alerts permite configurar os alertas para o avisar por e-mail quando alguém escreve essas palavras e o Google encontra-as.

Experimenta criar uma página Web no teu site ou blog com uma determinada palavras ou palavras.

Exemplo:

“Hoje, segunda-feira, uma tempestade se aproximou de Mirandela e derrubou árvores no centro da cidade …!

E se configurares no Google alerts as palavras “tempestade mirandela”, quanto tempo depois recebes no teu e-mail a informar que alguém escreveu algo que inclui as palavras “Mirandela” e “tempestade”?

Ao invés disto, tu podes aproveitar para verificar anuncio de empregos todos os dias. Basta definir um alerta para informar por emails quando as empresas para onde desejas ir trabalhar colocam um anúncio de recrutamento. E depois o Google faz o resto por ti. Assim, provavelmente serás um dos primeiros a ver a abertura e isso vai-te dar alguma vantagem.

exemplo-alerta

NOTA INTERESSANTE:

No dia 2 de Outubro foi efetuada uma pesquisa no google, e o resultado é o seguinte:

resultado da pesquisa no google sobre mirandela e tempestade

2. Social mention

O Social Mention é uma excelente ferramenta para encontrar ocorrências da sua marca nas várias redes sociais, Facebook, Twitter, LinkedIn, … Basta digitar a palavra chave, e ele retorna tudo o que precisas de saber em tempo real em BlogsMicroblogsBookmarksCommentsEventsImagesNewsVideoAudioQ&ANetworks.

social mension - web site

Mais do que isso, mostra um ranking que tenta traduzir o que as pessoas sentem sobre a palavras chave que digitaste. O que as pessoas falam é positivo? é negativo? …

Temos a possibilidade, ainda, de ver outras palavras chave relacionadas, os utilizadores que falam sobre o tema, qual a rede social onde essas palavras chave são faladas, etc. EXPERIMENTA!

social mention - dados

E para nos ajudar a poupar tempo, também podemos configurar alertas.

3. How Sociable

whowsociable

E se eu pudesse medir qualquer mudanças na web eu poderia ver o impacto geral do meu trabalho? Isto é o que faz o How Sociable. Esta ferramenta produz uma pontuação para conhecermos qual o impacto da marca em cada rede social.

howsociable - rank

4. IceRocket

icerocket

O IceRocket analisa Blogs, e as redes sociais Twitter e Facebook. Mas tem uma interface otimizada para blogs.

grafico-icerocket