O que falam sobre ti, ou sobre a empresa, ou sobre um local na Web?
Categoria: Monitoramento Tags: blogs, facebook, twitterNo início de um projeto que pretenda otimizar a presença da empresa no mundo da World Wide Web, é necessário realizar uma pesquisa sobre a atual situação, antes de começar todo o trabalho, para podermos redigir estratégias eficazes que nos vão conduzir aos objetivos pretendidos pela empresa. Durante a execução do projeto, continuamos a monitorizar, e no final, se existir…, teremos dados suficientes para analisarmos os resultados e conseguir dizer, de forma claramente e quantitativa(!), se os objetivos foram alcançados.
Estamos a falar de monitorização na web.
O monitoramento busca entender o que o consumidor fala, como fala, porque fala e para quem fala. Em primeiro lugar, terás de ir ao Google, e procurar! … mas poderás usar outras ferramentas que te irão ajudar neste processo ao evitar estar constantemente a procurar se existe novas ocorrências. Mas procurar por quê? Primeiro será a nome da empresa. Depois pelos produtos, e assim sucessivamente. Palavras chave que estejam relacionados diretamente com a empresa.
1. Google Alerts
O Google Alerts permite configurar os alertas para o avisar por e-mail quando alguém escreve essas palavras e o Google encontra-as.
Experimenta criar uma página Web no teu site ou blog com uma determinada palavras ou palavras.
Exemplo:
“Hoje, segunda-feira, uma tempestade se aproximou de Mirandela e derrubou árvores no centro da cidade …!
E se configurares no Google alerts as palavras “tempestade mirandela”, quanto tempo depois recebes no teu e-mail a informar que alguém escreveu algo que inclui as palavras “Mirandela” e “tempestade”?
Ao invés disto, tu podes aproveitar para verificar anuncio de empregos todos os dias. Basta definir um alerta para informar por emails quando as empresas para onde desejas ir trabalhar colocam um anúncio de recrutamento. E depois o Google faz o resto por ti. Assim, provavelmente serás um dos primeiros a ver a abertura e isso vai-te dar alguma vantagem.
NOTA INTERESSANTE:
No dia 2 de Outubro foi efetuada uma pesquisa no google, e o resultado é o seguinte:
2. How Sociable
E se eu pudesse medir qualquer mudanças na web eu poderia ver o impacto geral do meu trabalho? Isto é o que faz o How Sociable. Esta ferramenta produz uma pontuação para conhecermos qual o impacto da marca em cada rede social.