voltar para a página principal
VAMOS CONHECER O CURSO?
... um CTESP da EsACT, do IPB ... na área da comunicação!

Qual é o projeto educativo da Escola?

Instituto Politécnico de Bragança (IPB) tem cinco escolas: quatro das quais em Bragança e uma em Mirandela.

Cada uma das Escolas agrupa áreas e competências específicas, de forma a maximizar e a adequar o valor tecnológico e científico às características da região e da comunidade.

IPB Escolas
O IPB é, muito provavelmente, o único instrumento estratégico, numa ampla região geográfica, capaz de contribuir para a diversificação de opções de formação pós-secundária dos jovens da região e, simultaneamente, capaz de atrair jovens à região contrariando assim a tendência, que parece irreversível, de abandono generalizado no interior do País. Assim, a Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT) enquanto instituição de ensino, cumpre a sua obrigação de contribuir quer para a qualificação profissional dos recursos humanos da região em particular, quer para o aumento da escolaridade da população portuguesa em geral, dando uma alternativa aos jovens que pretendam uma via mais profissionalizante, que não passe pelo ensino superior, auxiliando no combate ao abandono escolar e simultaneamente formando quadros intermédios com competências convergentes com as necessidades da região.

A Escola centra as suas valências em três áreas estratégicas – Administração, Comunicação e Turismo, distribuídas por nove cursos de licenciatura, que se inserem completa ou parcialmente dentro das fronteiras dessas áreas estratégicas. Assim, o leque de oferta da Escola distribui-se pelos cursos de Gestão e Administração Pública, Informática e Comunicações, Marketing, Multimédia, Solicitadoria, Design de Jogos Digitais eTurismo.

A área da Comunicação, tida como uma valência crítica e crucial quer para a Escola, quer para o desenvolvimento do concelho face à sociedade atual e às diretrizes emanadas pelas orientações comunitárias, assume-se como estratégica, aproveitando os recursos tecnológicos existentes, a concentração de serviços, o dinamismo das empresas que aproveitam os recursos que a escola forma, a par dos recursos patrimoniais e culturais da região.

Assim, atualmente a EsACT conta com um conjunto de docentes formados em áreas afins ao curso de Comunicação Digital, que vão desde as ciências empresariais, comunicação, marketing, informática, línguas, artes e direito. De referir que atualmente esses docentes suportam aos cursos de Multimédia, Tecnologias da Comunicação, Marketing e Design de Jogos.

O referido projeto educativo, inicialmente sustentado em Licenciaturas e Mestrados, evoluiu, tal como preconizado pela tutela, no sentido de incluir cursos técnicos superiores profissionais, reconhecidos como mais-valia, quer para o mercado de trabalho, quer para a academia, quer ainda para o indivíduo.