voltar para a página principal
VAMOS CONHECER O CURSO?
... um CTESP da EsACT, do IPB ... na área da comunicação!

TESP, o que é?

Primeiro, é uma formação exclusiva do ensino superior politécnico. E o Instituto Politécnico de Bragança oferece neste momento (ano lectivo 2016/2017) 33 cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP)

Os CTeSP ou TESP (encontra-se estes 2 tipos de siglas em diferentes informações disponíveis na Web), têm a duração de 2 anos, e atribui ao aluno um Diploma de Técnico Superior Profissional. Salientamos que o aluno frequentará um estágio de 1 semestre em uma empresa para aplicação dos conhecimentos teóricos e práticos em contexto real.

E poderemos encontrar no site da Direcção Geral do Ensino Superior uma lista dos cursos já registados.

ctesp

Quais as vantagens ao escolher este tipo de formação?

Normalmente, os alunos que frequentam cursos profissionais ingressam nestes cursos, e após a sua conclusão, escolhem uma licenciatura da mesma área.

E sabendo que a formação que um aluno do de um curso profissional é orientada para um contexto prático, ao contrário das outras formações mais generalistas. Um formação geral está orientada para os exames nacionais de acesso ao ensino superior, enquanto que os outros tipos de cursos, como os cursos profissionais, não orientam o alunos para que estes possa obter bons resultados nos exames nacionais.

Sendo assim, os alunos optam por obter um TESP, e em seguida, quando finalizarem com sucesso, ingressam numa licenciatura.

Chamada à atenção: o aluno que obteve o diploma de um CTeSP, terá, ao ingressar numa licenciatura da mesma área, um ano da licenciatura concluído através de um processo de equivalências de disciplinas.

Também constatamos que em muitos casos, um aluno não consegue obter aprovação a uma ou outra disciplina no 12º ano. Ou porque não está motivado, ou devido a outras razões que não são importantes referir neste espaço. E então, esse aluno opta por ingressar num CTeSP ao invés de repetir o 12º ano. E após a conclusão do CTeSP ingressa directamente na licenciatura que pretende, e automaticamente um terço das disciplinas da licenciatura (se o CTeSP é da mesma área) estão concluídas!